Entenda por que o marketing é fundamental no processo da exportação e saiba como desenvolver estratégias para conquistar o sucesso em outros países.
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Um bom trabalho de marketing é fundamental para o processo de exportação. Quando falamos em exportar, normalmente pensamos apenas nas questões burocráticas e referentes à legislação, mas existem vários outros fatores importantes.
Acima de tudo, trata-se de um trabalho de venda. É preciso conhecer profundamente o mercado onde você vai atuar e as preferências desse novo público para garantir que seu produto alcance o sucesso esperado. E é justamente aí que entra o marketing.
O marketing internacional
Marketing pode ser definido como o conjunto de ações e estratégias utilizadas para fortalecer uma marca e fazer com que ela entregue valor para o seu público-alvo por meio de produtos ou serviços, com retorno financeiro para quem a comercializa.
Se você já vende algum produto ou serviço, com certeza já aplica técnicas de marketing no seu dia a dia. Ao internacionalizar sua marca, você vai precisar fazer o mesmo para alcançar seu público-alvo no novo mercado. Só que isso exige mais trabalho do que simplesmente replicar o que você já faz no Brasil.
Os aspectos culturais vão impactar diretamente a maneira como você oferta seus produtos. Imagine, por exemplo, que sua marca utiliza o símbolo de “joinha” como logo. No Reino Unido e na Coreia do Sul ele seria bem recebido, pois seria interpretado como um sinal positivo. Já no Irã e no Iraque ele possui uma conotação altamente ofensiva e você não conseguiria fazer negócios.
Assim, para que você consiga ter sucesso em mercados internacionais, é preciso realizar um profundo estudo da cultura local e fazer todas as adaptações necessárias, que podem incluir mudanças no nome, na embalagem e na forma de anunciar seu produto.
Qual a importância do marketing na exportação?
Uma boa estratégia de marketing internacional pode ajudar seu produto a vender mais, mas também oferece outros benefícios:
Posiciona sua empresa no exterior
O marketing pode ajudar sua empresa a se tornar uma marca global e reconhecida além das fronteiras brasileiras. Com as estratégias certas, é possível romper as barreiras culturais e conquistar uma posição de destaque em outros mercados, aproveitando uma série de novas oportunidades de negócio.
Traz autoridade para o seu negócio
Fazer sucesso em outros países é uma maneira excelente de melhorar a percepção que as pessoas têm da sua marca. Na visão do público, uma empresa que vende para o exterior possui uma reputação mais sólida e é mais digna de confiança - uma confiança que se traduz em negócios.
Possibilita novas oportunidades de negócio
O marketing internacional possibilita que sua marca tenha acesso a novos mercados e oportunidades. Você diversifica suas operações e não precisa ficar refém dos negócios feitos no Brasil, se beneficiando dos incentivos e situação econômica dos outros países.
Como desenvolver estratégias de marketing para exportação?
Agora que você já entende a importância do marketing para o processo de exportação, veja como pode começar a desenvolver estratégias para seus produtos nos mercados internacionais:
Defina seus objetivos
Como em todo o tipo de negócio, o ponto de partida é o planejamento estratégico. Em primeiro lugar, você deve definir seus objetivos nos mercados internacionais para saber que tipos de estratégias deve seguir. Defina ações de curto, médio e longo prazo e de que maneiras pretende cumpri-las.
Estude a cultura local
Essa é a parte mais complexa do marketing internacional. É preciso entender como funciona a cultura local e quais as diferenças ela possui em relação à nossa.
Com base nessas informações, você vai conseguir encontrar a melhor forma de chegar até seu público e fazer com que ele se interesse pelo seu produto. Talvez seja preciso alterar diversos aspectos, como ingredientes, materiais e até o nome.
Estude os principais hábitos, aspectos sociais e religiosos, tradições e tudo que você puder. Quanto mais você souber, mais assertiva será sua comunicação.
Faça uma análise da concorrência
O benchmarking é uma prática muito importante nessa etapa do processo de internacionalização de marca. Estudando o que de fato funciona nos mercados onde você pretende atuar aumenta significativamente suas chances de sucesso.
Além disso, o estudo da concorrência serve para mostrar a você que caminhos podem ser explorados na hora de vender seu produto para se destacar e atrair a atenção dos consumidores locais.
Alinhe sua comunicação
Depois de identificar quais as adaptações serão necessárias no seu produto, é preciso garantir que essa “nova versão” esteja alinhada com a sua marca.
Por mais diferente que a versão internacional do seu produto precise ser, é importante que ele mantenha o DNA da sua empresa. Só assim você vai conseguir aproveitar todos os benefícios que a internacionalização pode oferecer.
Como você pode ver, o marketing é uma parte bastante importante do processo de exportação. Toda empresa que deseja vender bem e conquistar uma clientela fiel precisa dar uma atenção especial a essa etapa.
Tudo vai depender de um trabalho de pesquisa e avaliação muito bem feito e aprofundado. E é exatamente nessa parte que a DNA Export Trade pode ajudar você.
Nossos serviços de Inteligência de Mercado e Fortalecimento de Marca oferecem uma avaliação completa dos aspectos culturais e econômicos, concorrentes e ambiente de negócios dos mercados internacionais, garantindo a melhor efetividade dos negócios para a sua empresa.
Fale conosco e veja como podemos ajudar você a conquistar o sucesso além das fronteiras do Brasil.
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