A exportação traz diversas vantagens para a sua empresa. Saiba como preparar seu produto para conquistar os mercados internacionais.
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A exportação é um processo que pode ser bastante vantajoso. O aprimoramento da empresa, fortalecimento da marca e o aumento de faturamento são somente alguns dos benefícios de internacionalizar seus produtos, mas existem muitos outros.
No entanto, para conquistar o sucesso em mercados internacionais não basta apenas ter um bom produto com bom desempenho doméstico. Existe uma série de medidas que precisam ser adotadas para garantir que a exportação seja bem-sucedida.
É sobre isso que vamos falar nesse texto. Vamos mostrar os passos principais que você deve seguir para preparar o seu produto para ser exportado.
Que tipo de empresa pode exportar?
O primeiro passo para começar o processo de exportação não é muito complicado. Em tese, todas as empresas podem comercializar seus produtos para fora do país, desde que atendam a exigência de se inscreverem no registro de exportadores e importadores (REI). O registro é feito automaticamente no momento em que a empresa vai exportar pela primeira vez.
Depois disso, as operações de exportação podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, um instrumento administrativo que registra todas as entradas e saídas de mercadorias no país.
Para que países você pode exportar?
Quando falamos em exportação, uma das principais dúvidas que costumam surgir é: para quais países você pode exportar? E a resposta para essa pergunta vai depender unicamente do produto que você oferece.
Desde que não haja nenhuma restrição, você pode exportar para onde quiser. Contudo, isso não significa que você deve. A escolha do país deve ser estratégica, levando sempre em consideração as chances do seu produto ser bem aceito.
É preciso fazer uma pesquisa detalhada, avaliando questões geográficas, políticas, econômicas e culturais antes de decidir qual o país-alvo mais indicado.
Então, teoricamente, você pode vender seu produto no país que desejar. Mas lembre-se que essa decisão só deve ser tomada depois de muito estudo.
Exportação: como preparar seu produto?
O processo de exportação não é exatamente complicado, mas envolve uma série de passos e detalhes que precisam de muita atenção, além de medidas que precisam ser realizadas internamente, na empresa, referentes ao produto que se pretende internacionalizar.
Faça um estudo de diagnóstico e mapeamento
A realização de um estudo de diagnóstico e mapeamento é fundamental para levantar todas as possibilidades para o seu negócio e os melhores países-alvo para o seu produto.
Nesta fase, busca-se levantar todas as questões que podem impactar o sucesso da sua entrada em mercados internacionais. Questões como preço, segmento de atuação e adaptações necessárias são avaliadas para que o destino ideal seja escolhido.
Prepare os documentos necessários
O processo de exportação envolve a elaboração e a necessidade de alguns documentos que exige bastante atenção na hora de ser reunida. Também é preciso ficar atento ao tipo de produto que você vai exportar. Dependendo do país, também será preciso reunir uma documentação específica, como certificações, marcações e laudos.
Os principais documentos que você vai precisar são:
Cadastro de exportador no RADAR Siscomex.
Registro de intenção de compra do importador.
Fatura comercial ou Invoice.
Certificado de Origem.
Comprovante de pagamento do importador (Carta de Crédito, Swift bancário entre outros)
Conheça os Incoterms
Os Incoterms (International Commercial Terms/Termos de Comércio Internacional) são normas internacionais que estabelecem os direitos e obrigações que competem ao importador e ao exportador.
A utilização dos Incoterms é bastante importante, pois serve para alinhar as condições comerciais e evitar possíveis erros e desacordos.
De acordo com a versão atualizada em 2020, existem 11 Incoterms, divididos em quatro categorias. A lista completa e seus significados podem ser encontrados no site da ICC Brasil: https://www.iccbrasil.org/
Os mais utilizados são EXW (Ex Works) onde o exportador deixa seu produto pronto na origem (fábrica) e FOB (Free on Board), onde a responsabilidade do exportador é deixar a mercadoria pronta e liberada a bordo no navio que fará o transporte marítimo.
Faça o registro da marca no país-alvo
Esse é um passo bastante importante, que pode evitar que a sua empresa tenha problemas jurídicos com marcas já existentes no país em que você pretende atuar, além de servir como uma proteção, impedindo que alguém se aproprie da sua marca.
O Brasil segue o Protocolo de Madri, que simplifica o processo de registro de marca nos países participantes. Assim, basta fazer seu registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e estendê-lo para os países para onde pretende exportar, seguindo as diretrizes do Protocolo.
Realize um trabalho de follow-up
O processo de exportação não termina com a confirmação do embarque. É necessário continuar acompanhando os trâmites do seu produto para garantir que ele chegou ao seu destino final dentro do prazo estabelecido e sem maiores problemas.
No caso de algum imprevisto, será preciso acionar o seguro internacional de carga e tomar as providências necessárias para que a entrega seja realizada e a operação finalizada.
Como você pode ver, preparar um produto para a exportação é um processo trabalhoso, mas ao mesmo tempo bastante acessível. O passo mais importante é a vontade de aproveitar todos os benefícios de internacionalizar sua marca.
Quanto aos detalhes, não se preocupe: na DNA Export Trade nós cuidamos de tudo! Temos vasta experiência na exportação de produtos de vários segmentos para países da América Latina e da Europa.
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