top of page
Buscar

Exportação: como a evolução do seu produto ajuda no mercado nacional

A exportação traz diversos benefícios para seu produto e o seu negócio que ajudam seu desempenho no mercado nacional. Conheça os principais.


A exportação é um processo com várias etapas. Antes do seu produto chegar até os mercados internacionais, é preciso cumprir uma série de exigências e fazer diversas adaptações na sua operação, que não se resumem apenas ao cenário externo. Sua empresa também acaba mudando bastante internamente.


Preparar sua empresa para começar a exportar exige que ela evolua. Isso inclui o aprimoramento de processos internos, o fortalecimento da sua marca e a melhoria dos produtos negociados. São vantagens que, além de permitir a internacionalização, também ajudam a obter um melhor desempenho no mercado nacional.


Nesse texto vamos mostrar como a exportação pode ajudar sua empresa a se desenvolver também localmente.


Que tipo de empresas podem exportar?


Primeiramente, é importante destacar que todas as empresas, dos mais variados portes e segmentos, podem vender seus produtos em outros países. É preciso apenas se inscrever no registro de exportadores e importadores (REI), feito automaticamente no momento em que a empresa vai exportar pela primeira vez.


Depois da inscrição, todas as operações são realizadas por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, um instrumento administrativo que registra todas as entradas e saídas de mercadorias no país.


Para que países exportar


E para onde você pode exportar? Isso vai depender do seu produto. É preciso fazer uma pesquisa detalhada para avaliar em que mercados ele será melhor aceito e quais adaptações serão necessárias.


Para que você tenha uma ideia, esses foram os países para os quais o Brasil mais exportou no último ano, de acordo com dados do Siscomex:

  1. China.

  2. Estados Unidos.

  3. Países Baixos.

  4. Argentina.


Preparando seu produto para exportação


Preparar sua empresa para começar a exportar exige um trabalho especializado, dividido em alguns passos essenciais, que podem ser resumidos da seguinte forma:


  • Estudo de diagnóstico e mapeamento.

  • Documentação necessária.

  • Conhecimento dos Incoterms.

  • Registro da marca no país-alvo.

  • Follow-up.

Exportação: como a evolução do seu produto ajuda no mercado nacional


Depois de investir na preparação, uma coisa é certa: sua empresa não será a mesma que era antes de começar a exportar. E isso é algo extremamente positivo.


Quando nos inserimos em novos mercados e nos preparamos para entrar em concorrência com diversos outros players de diferentes backgrounds, começamos a evoluir. Seu negócio, que já era preparado para se destacar no mercado local, se fortalece e desenvolve mais recursos para se destacar e conquistar resultados melhores.


Veja os principais benefícios que a exportação traz para a sua empresa no mercado nacional.


  • Melhoria da qualidade do produto


Preparar seu produto para a concorrência internacional vai exigir uma uma série de adaptação e não só, mas também algumas melhorias.


Isso pode incluir o desenvolvimento de um Programa de Qualidade interno ou a adoção de mecanismos que garantam o aprimoramento necessário. Ao final do processo, você terá um produto superior, pronto para se destacar ainda mais no mercado local.


  • Acesso a novas tecnologias

Estar em contato com empresas de outras nacionalidades oferece a você uma nova fonte de benchmarking. Ou seja, você tem a oportunidade de observar os processos, equipamentos e plataformas utilizados por seus novos concorrentes.

Isso coloca você em contato com novas tecnologias, além de trazer uma nova perspectiva para a sua forma de fazer negócios.


  • Melhoria da empresa

Começar a exportar vai obrigar você a ter um novo olhar para dentro da sua empresa. Será preciso adotar novos processos, criar novos setores, contratar novos profissionais e até repensar toda a sua forma de trabalhar.


Todas essas mudanças vão impactar diretamente na sua gestão empresarial, fazendo com que ela se torne mais eficiente e mais competitiva, não apenas nos mercados internacionais mas também no seu mercado doméstico.


  • Fortalecimento da sua marca

Estar inserido em mercados internacionais e ter um produto que é comercializado em outros países também é uma forma de fortalecer sua marca. As adaptações necessárias para a exportação ajudam sua empresa a ter um maior reconhecimento, atrair potenciais clientes e a gerar novas oportunidades de negócio.


Como você pode ver, a exportação pode ser um processo bastante vantajoso para a sua empresa. Trata-se de uma forma de evoluir e elevar seu negócio a um novo patamar.

E com a DNA Export Trade, você tem todo o suporte que precisa para começar a exportar seus produtos de maneira sustentável. Fale conosco e veja como podemos ajudar você!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page