A exportação traz diversos benefícios para seu produto e o seu negócio que ajudam seu desempenho no mercado nacional. Conheça os principais.
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A exportação é um processo com várias etapas. Antes do seu produto chegar até os mercados internacionais, é preciso cumprir uma série de exigências e fazer diversas adaptações na sua operação, que não se resumem apenas ao cenário externo. Sua empresa também acaba mudando bastante internamente.
Preparar sua empresa para começar a exportar exige que ela evolua. Isso inclui o aprimoramento de processos internos, o fortalecimento da sua marca e a melhoria dos produtos negociados. São vantagens que, além de permitir a internacionalização, também ajudam a obter um melhor desempenho no mercado nacional.
Nesse texto vamos mostrar como a exportação pode ajudar sua empresa a se desenvolver também localmente.
Que tipo de empresas podem exportar?
Primeiramente, é importante destacar que todas as empresas, dos mais variados portes e segmentos, podem vender seus produtos em outros países. É preciso apenas se inscrever no registro de exportadores e importadores (REI), feito automaticamente no momento em que a empresa vai exportar pela primeira vez.
Depois da inscrição, todas as operações são realizadas por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior - SISCOMEX, um instrumento administrativo que registra todas as entradas e saídas de mercadorias no país.
Para que países exportar
E para onde você pode exportar? Isso vai depender do seu produto. É preciso fazer uma pesquisa detalhada para avaliar em que mercados ele será melhor aceito e quais adaptações serão necessárias.
Para que você tenha uma ideia, esses foram os países para os quais o Brasil mais exportou no último ano, de acordo com dados do Siscomex:
China.
Estados Unidos.
Países Baixos.
Argentina.
Preparando seu produto para exportação
Preparar sua empresa para começar a exportar exige um trabalho especializado, dividido em alguns passos essenciais, que podem ser resumidos da seguinte forma:
Estudo de diagnóstico e mapeamento.
Documentação necessária.
Conhecimento dos Incoterms.
Registro da marca no país-alvo.
Follow-up.
Exportação: como a evolução do seu produto ajuda no mercado nacional
Depois de investir na preparação, uma coisa é certa: sua empresa não será a mesma que era antes de começar a exportar. E isso é algo extremamente positivo.
Quando nos inserimos em novos mercados e nos preparamos para entrar em concorrência com diversos outros players de diferentes backgrounds, começamos a evoluir. Seu negócio, que já era preparado para se destacar no mercado local, se fortalece e desenvolve mais recursos para se destacar e conquistar resultados melhores.
Veja os principais benefícios que a exportação traz para a sua empresa no mercado nacional.
Melhoria da qualidade do produto
Preparar seu produto para a concorrência internacional vai exigir uma uma série de adaptação e não só, mas também algumas melhorias.
Isso pode incluir o desenvolvimento de um Programa de Qualidade interno ou a adoção de mecanismos que garantam o aprimoramento necessário. Ao final do processo, você terá um produto superior, pronto para se destacar ainda mais no mercado local.
Acesso a novas tecnologias
Estar em contato com empresas de outras nacionalidades oferece a você uma nova fonte de benchmarking. Ou seja, você tem a oportunidade de observar os processos, equipamentos e plataformas utilizados por seus novos concorrentes.
Isso coloca você em contato com novas tecnologias, além de trazer uma nova perspectiva para a sua forma de fazer negócios.
Melhoria da empresa
Começar a exportar vai obrigar você a ter um novo olhar para dentro da sua empresa. Será preciso adotar novos processos, criar novos setores, contratar novos profissionais e até repensar toda a sua forma de trabalhar.
Todas essas mudanças vão impactar diretamente na sua gestão empresarial, fazendo com que ela se torne mais eficiente e mais competitiva, não apenas nos mercados internacionais mas também no seu mercado doméstico.
Fortalecimento da sua marca
Estar inserido em mercados internacionais e ter um produto que é comercializado em outros países também é uma forma de fortalecer sua marca. As adaptações necessárias para a exportação ajudam sua empresa a ter um maior reconhecimento, atrair potenciais clientes e a gerar novas oportunidades de negócio.
Como você pode ver, a exportação pode ser um processo bastante vantajoso para a sua empresa. Trata-se de uma forma de evoluir e elevar seu negócio a um novo patamar.
E com a DNA Export Trade, você tem todo o suporte que precisa para começar a exportar seus produtos de maneira sustentável. Fale conosco e veja como podemos ajudar você!
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